Ratatouille

Prato típico da culinária francesa, o ratatouille é muito parecido com um guisado de legumes e surgiu no século XVIII, na região de Provença. A abreviação “rata” que dá origem à palavra “ratatouille” era uma gíria militar para a refeição dos soldados, que era uma mistura de feijões, batatas e variados legumes.

A receita original leva, basicamente, cebola, tomate, pimentão, abobrinha e berinjela. De aspecto rústico, o ratatouille é um prato simples de se fazer e que não requer muitas habilidades na cozinha. Ele é perfeito para servir como prato principal ou como acompanhante de um arroz com feijão.

Se você quer conhecer um pouco mais da culinária francesa, então não deixe de conferir essa seleção de 22 receitas de ratatouille.

Ratatouilles simples

1. Ratatouille simples: que tal começar do básico? Muito simples, essa receita te ensina o passo a passo de como preparar um delicioso ratatouille que leva apenas alguns ingredientes e resulta em um prato muito gostoso e super saudável.

2. Ratatouille com molho de tomate e manjericão: o segredo de quase qualquer prato está no tempero. E este não deixa a desejar. Aqui, as folhinhas de manjericão fazem toda a diferença e harmonizam perfeitamente com os legumes usados na receita. O resultado é um ratatouille saboroso e muito refrescante.

3. Legumes ao forno tipo ratatouille: rápida, prática e muito fácil de fazer, essa receita é perfeita para servir em porções individuais. Tudo o que você vai precisar é berinjela, abobrinha italiana, tomates, pimentão amarelo, molho de tomate, sal, azeite e pimenta a gosto.

4. Ratatouille sem molho: a apresentação deste prato é linda e impressiona. Além de ser muito bonito, esse ratatouille também é saboroso e muito saudável. Atenção para os ingredientes: berinjela, abobrinha, cebola roxa, tomate, alho, sal, pimenta e azeite.

5. Ratatouille com alecrim: se o que você busca é praticidade e rapidez, essa pode ser a opção ideal para testar aí na sua cozinha. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é preparar o molho, cortar os legumes em rodelas, arrumar da maneira que preferir todos os ingredientes em uma forma e levar para assar.

6. Ratatouille original: se você quer sentir todo o sabor da receita francesa original aí na sua cozinha, então confira esse passo a passo de como preparar o verdadeiro ratatouille. Ele é perfeito para servir como entrada, prato principal e até mesmo como acompanhante.

7. Ratatouille com legumes grelhados: o primeiro passo para preparar essa versão é cortar todos os legumes em rodelas e levar para grelhar em uma panela bem quente. Depois, é só forrar uma forma com molho de tomate e distribuir os legumes da forma que você achar melhor. Leve para assar por aproximadamente vinte minutos e está pronto!

8. Ratatouille com parmesão: se você não dispensa um queijinho em qualquer receita, então essa versão de ratatouille pode ser a opção perfeita para você! Feita com cebola, berinjela, abobrinha, batata, batata doce, tomate, tomilho, alecrim, alho, sal, pimenta, louro e parmesão, essa receita vai conquistar toda a família.

9. Ratatouille de “Ratatouille”: os fãs da animação da Pixar, Ratatouille, vão adorar essa receita. Inspirada no filme, essa receita te ensina o passo a passo de como preparar um delicioso ratatouille. Primeiro, corte todos os legumes em rodelas. Depois, forre a forma com molho de tomate, alho picado e cebola roxa. Por último, distribua os legumes, leve para assar por aproximadamente meia hora e voilà!

10. Ratatouille no papelote: nessa receita, o diferencial está em embrulhar os legumes do ratatouille em um pedaço de papel manteiga. Os ingredientes são os mesmo: berinjela, cebola, abobrinha, tomate, azeite, sal e pimenta. Você vai se surpreender com o resultado.

11. Ratatouille no micro-ondas: micro-ondas é sinônimo de praticidade na cozinha. Aqui, o eletrodoméstico é usado para preparar um ratatouille muito gostoso e saudável. Em menos de cinco minutos o seu prato fica pronto e você pode aproveitar todo o sabor desse delicioso prato francês.

Ratatouilles especiais

12. Cuscuz com ratatouille: essa receita é para quem gosta de se arriscar um pouco mais na cozinha. Aqui, além de ter um delicioso ratatouille você também pode aproveitar um cuscuz (ou couscous como é chamado na França) muito saboroso.

13. Torta de ratatouille: dois em um, este prato é a junção de duas receitas irresistíveis: o ratatouille e a torta. Para a massa você vai precisar de farinha, manteiga, ovo, água e sal. Já para o recheio os ingredientes necessários são berinjela, abobrinha, pimentão vermelho, pimentão amarelo, molho de tomate, sal, pimenta do reino, ervas de Provence e azeite.

14. Torta rústica de ratatouille: a praticidade dessa receita é tanta que ela pode ser servida como lanche da tarde ou em um jantar especial. A massa, de aspecto rústico pode ser moldada na forma que você preferir. O resultado é uma torta diferente e muito saborosa.

15. Ratatouille com espaguete: Itália e França se encontram aqui nessa receita. A junção perfeita de espaguete com o famoso ratatouille resulta em um prato de encher os olhos e deixar qualquer um com água na boca. Vale a pena experimentar aí na sua casa!

16. Salada de ratatouille: o primeiro passo para testar essa receita em casa é picar os legumes em tiras e em rodelas. Em seguida, em uma panela, coloque o caldo de legumes, o vinagre balsâmico, o orégano e o tomilho e deixe ferver por uns 5 minutos. Em outra panela, doure todos os legumes. Por último, adicione o caldo reservado, os tomates picados em tiras, o açúcar e acerte o sal. Está pronto!

17. Salada de ratatouille com azeite aromático: que tal inovar nas suas saladas? Essa receita de salada de ratatouille além de ser muito fácil de fazer é super saudável e gostosa. O sabor especial fica por conta do azeite aromático, que é basicamente uma mistura de azeite com manjericão branqueado.

18. Ratatouille com uvas passas: fazer dieta pode ser muito gotoso se você souber preparar as receitas certas. E esse ratatouille com uvas passas vai te ajudar a comer algo saboroso e muito saudável. Tudo o que você precisa é tomate, pimentão vermelho, cebola, uva passa, berinjela, abobrinha, água, sal e pimenta do reino.

19. Ratatouille à brasileira: para quem gosta de dar uma “abrasileirada” em todos os pratos essa receita de ratatouille é a opção ideal. Feita com jiló, berinjela, abobrinha, mini tomates-pêra, cebolinha pérola, salsinha, alho, pimenta dedo de moça, tomilho limão, vinagre, azeite, sal e pimenta ela é uma explosão de sabores tipicamente brasileiros.

20. Ratatouille de potinho com Rap 10: uma ótima opção para quem está procurando uma receita de ratatouille simples, rápida de fazer porém muito diferente é essa com Rap 10. Feita em potinhos individuais ela é ótima para servir como prato de entrada. Confira o passo a passo e aproveite!

21. Ratatouille com quinoa: para preparar essa delícia em casa você vai precisar de quinoa, berinjela, cebola, tomatinho cereja, abobrinha, molho inglês, azeite, pimenta calabresa e sal. Muito prática ela fica pronta em meia hora e vai surpreender toda a família.

22. Ratatouille low carb: para quem está em uma dieta low carb, essa receita é a opção ideal. Feita com abobrinhas, tomate, berinjela e molho de tomate caseiro ela é muito saudável e agrada todo mundo. Vale a pena experimentar! O ratatouille é uma receita muito simples de se fazer, que leva poucos ingredientes e você ainda pode sentir o gostinho da França sem sair de casa. Escolha a sua versão preferida do ratatouille e cozinhe como um verdadeiro chefe francês!

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora